DENSITOMETRIA ÓSSEA E DE MASSA CORPÓREA

DENSITOMETRIA ÓSSEA

O exame de Densitometria Óssea é o método padrão para a medição da densidade mineral óssea. Este exame utiliza a tecnologia dos raios-X para fazer esta quantificação. A menor massa óssea é um fator preditivo para fraturas osteoporóticas, tão valioso como a hipertensão e níveis de colesterol na avaliação do risco de acidente vascular cerebral e/ou infarto do miocárdio.

A Densitometria Óssea é usada frequentemente para diagnosticar a osteoporose, uma circunstância que afeta frequentemente mulheres depois da menopausa, mas pode também ser encontrada nos homens. A osteoporose envolve uma perda gradual do cálcio, fazendo com que os ossos se tornem mais finos, mais frágeis e fáceis para quebrar. O exame é também eficaz no seguimento do tratamento da osteoporose e de outras circunstâncias que causam a fragilidade do osso. O teste de DO pode igualmente avaliar o risco de um indivíduo para desenvolver fraturas.

O exame é fácil, indolor, não requer nenhuma preparação especial e nem estar em jejum. Pode ser feito com qualquer roupa, evitando-se apenas botões, fechos, fivelas de metal e a ingestão de cálcio logo antes do exame.

DENSITOMETRIA DEXA

O MÉTODO MAIS AVANÇADO DE AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Sempre inovando com o que há de mais moderno em diagnóstico por imagem, a Toigo disponibiliza agora o exame de Densitometria Óssea por DEXA, a técnica mais avançada e comprovada para avaliação da coposição corporal.

A densitometriaDEXA [Dual Energy X-Rays Absorptiometry] é considerada atualmente o padrão ouro para quantificação de massa muscular, massa gordurosa, gordura visceral, além da densidade minela óssea, diagnóstico de osteoporose e risco de fraturas.

A estimativa das reservas de gordura e de massa magra na composição corporal é fundamental para avaliar o estado nutricional e monitorar mudanças em programas de treinamento. Além disso, auxilia na determinação do peso corporal saudável e nas recomendações alimentares.

Esse acompanhamento é particularmente importante para fisiculturistas, corredores, lutadores e ginastas para desenvolver estratégias mais efetivas de nutrição e exercícios a fim de manter a gordura corporal em níveis ideais.

Uma vantagem adicional da Densitometria por DEXA é a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdômen. A adiposidade abdominal, que está relacionada à resistência insulínica, dislipemia e hipertensão arterial, representa um risco adicional para doença cardiovascular e diabetes.

Tudo isso em um exame rápido, não invasivo e indolor que não requer nenhum preparo especial e ainda oferece baixa exposiçãoà radiação. O futuro já chegou na Toigo Imagem para nos levar mais longe, com mais saúde e qualidade de vida.